O maior guia Para cuidadorde idosos



Neste estudo, Ainda mais recente, É possibilitado a-se constatar qual, ainda Este momento, há predomínio do mulheres, casadas, com mé especialmentePOR DIA do idade acima de 50 anos entre ESTES cuidadores de idosos familiares e nãeste familiares, corroborando outros achados3,4,7,8,15,16,17. Historicamente, as mulheres assumiram a funçãeste por cuidar dos seus membros familiares mais necessitados, inicialmente, por tal função ser Aspecto saiba como Ainda mais feminina, depois, pelo fato por ainda nãeste estarem inseridas pelo Nicho do trabalho18,19.

Embora este panorama social tenha sido drasticamente modificado e, hoje, seja impossível imaginar o mercado por produção sem a contribuiçãeste DE mulheres, medidas legislativas protetivas às filhas/esposas de que trabalham não foram adotadas da mesma forma qual este foram de modo a as mães trabalhadoras, o que contribui, e bem, de modo a a elevação dos níveis tensionais Destes cuidados.

As filhas assumem os cuidados dos pais idosos exatamente qual existam filhos do sexo masculino na família. Estes, várias vezes, se encarregam da ajuda material ou do tarefas externas, saiba como transportar o idoso para outros ambientes (consultas, exames etc.)20.

Tal realidade e as mudanças nos arranjos familiares21 contribuem para a elevação da proporção do cuidadores do sexo masculino (25%). Esse dado é superior aos encontrados por Gonçalves et al.22 (15,7%) e Vilela et al.23 (12,5%), semelhante ao do Fuhrmann et al.3 e inferior aos descobertos por Gonçalves et al.24 (quarenta,2%), Caregiving EUA 50 +25 (40,0%) e Gratão et al.4 (33,oito%).

Tal mudança é um desafio de modo a ESTES profissionais de saúdo, especialmente ESTES enfermeiros, que devem ampliar seu olhar para este “homem cuidador” e rever seus estereóMODOS associados ao cuidar como uma função feminina. É preciso e possível encorajá-los a assumir tal tarefa familiar, a exemplo daqueles qual decidiram cuidar de suas esposas, contrariando corajosamente ESTES valores sociais e culturais e lançando-se à tarefa por cuidar, classificada como eminentemente feminina24.

A presença de cuidadores do meia idade também é 1 desafio, pois tua reserva funcional Têm a possibilidade de manter-se ficando comprometida e impactar, em algum instante, pelo melhor desempenho de AS SUAS funções, comprometendo a capacidade do cuidado prestado ao idoso mais dependente. Para além disso, Têm a possibilidade de negligenciar seu próprio cuidado, acumulando, Nesse caso, o risco por desenvolver doenças físicas e emocionais de que venham a comprometer sua saúpor e refletir negativamente nos cuidados prestados5,8,21.

Estudo desenvolvido com 1.087 cuidadores familiares de vizinhos (≥ 50 anos) revelou de que estes expressaram este desejo de arrecadar informações Derivado do tais como manter seu ente querido seguro na sua casa (43%) e A cerca de saiba como gerenciar o próprio estresse (42%)25. Quaisquer estudos17,26,27 apontaram de que os cuidadores carecem do suporte profissional e de 1 espaço de modo a compartilhar dúvidas e anseios, reforçando a necessidade de implementaçãeste do políticas públicas voltadas de modo a a atenção à saúde do cuidador, tais como ações para instrumentalizar as famílias de modo a a assistência efetiva a seus familiares idosos Muito mais dependentes.

A maioria Destes cuidadores (75%) corresidia usando este idoso, o qual, por 1 lado, Têm a possibilidade de promover este desempenho das atividades assistenciais e, por outro, contribuir usando as condições econômicas desfavoráveis DE famílias24. Muitos cuidadores estão desempregados e sobrevivem numa situaçãeste do corresidência utilizando o idoso, vivendo também da renda deste enquanto lhe oferece cuidado1.

As famílias sãeste, ainda hoje, ESTES principais responsáveis pelo cuidado da pessoa idosa devido às questões culturais e à escassez de serviços do cuidados de longa duração28. Respondem pelo apoio social, funcional, econômico, material e afetivo. Essa assistência toma formas por ajuda nas tarefas domé especialmentesticas, asseio e outras atividades do vida diária, companhia, apoio afetivo em tempos normais e por crise, transporte e acompanhamento a diversos lugares, cuidados utilizando a medicação e auxílio no caso por doença29.

Em 2015, nos Estados Unidos, foi desenvolvido o relatório Caregiving, mostrando de que 6 em cada dez cuidadores por indivíduos (≥ 50 anos) ESTES auxiliam em pelo menos uma ABVD, principalmente a transferência da cama de modo a a cadeira (45%), e colaboram, em mé especialmentePOR DIA, com a execução de quatro do sete AIVD, saiba como transporte (78%), compras (76%) ou tarefas domé especialmentesticas (72%)25.

As funções atribuíDE ao cuidador envolvem o desempenho de atividades práticas da vida diária qual visam auxiliar este idoso fisicamente ou cognitivamente comprometido26. Tais tarefas sãeste, muitas vezes, desenvolvidas desprovido orientações ou suporte adequados, por envolverem alterações nas rotinas e pelo dispêndio do tempo no cuidado, e podem possibilitar afetar, de forma significativa, sua própria superioridade por vida.

Este ato por cuidar, assim compreendido, Têm a possibilidade de ser 1 importante fator estressor e, quando associado ao feição crônico da situação, Têm a possibilidade de repercutir negativamente nos níveis tensionais Destes cuidadores30. Pelo presente estudo, notou-se que a maioria deles se dedicava o tempo todo ou pelo menos uma vez ao dia. Certos autores identificaram de que os cuidadores gastam uma quantidade considerável do tempo e esforço para assumir a responsabilidade de cuidar e encontraram qual mais de metade gasta, em méPOR DIA, quatro a cinco horas/cuidados-POR DIA utilizando o idoso31. As diferentes condições de cuidado encontradas, por não serem as Ainda mais adequadas, podem trazer como consequências o aumento dos níveis tensionais (sobrecarga).

Dominguez-Sosa et al.32 realizaram 1 estudo utilizando cuidadores por beneficiários do Instituto Mexicano de Seguridade Social e encontraram prevalência do sobrecarga (leve/intensa) do 15%, metade do observado neste estudo (30,4%). Tal diferença Pode vir a manter-se associada à classificaçãeste adotada.

Cuidadores que apresentam maiores níveis tensionais associados ao cuidado diminuem AS SUAS relações sociais, afastando-se por relacionamentos afetivos e profissionais, diminuindo sua rede social e as oportunidades do convívio e lazer7.

Diante do exposto, Pearlin et al.33 propuseram 1 modelo de modo a explicar este processo por cuidar do bem-estar dos cuidadores familiares. Esse modelo compreende quatro domínios explicativos:

antecedentes e contexto do estresse, de que incluem propriedades sociais e econômicas do cuidador;

estressores, composto Destes primários, diretamente relacionados com a provisão do cuidados, tais como este estado cognitivo, comportamental, problemas e extensãeste da dependência do destinatário do cuidado; e Destes secundários, qual surgem Destes primários e sãeste por essencia mais subjetiva, como conflito familiar, e autoestima;

mediadores do estresse: enfrentamento e apoio social são os principais que podem explicar a variabilidade nas respostas aos estressores entre os cuidadores;

resultados ou manifestações de estresse: bem-estar físico e mental do cuidador.

Neste estudo, observou-se de que os fatores associados à tensãeste excessiva compreendiam este domínio de estressores (relato por disfunçãeste familiar e prestação por cuidado contínuo). A adoçãeste de medidas que auxiliem este suporte familiar poderia contribuir usando a permanência do idoso em sua lar, evitando, Nesse caso, a institucionalização34.

A associaçãeste da disfuncionalidade familiar e tensão excessiva associada ao cuidado Têm a possibilidade de ser justificada pela cuidador de idosos incapacidade de adaptaçãeste Destes membros da família diante das necessidades e crises, não mobilizando recursos ou precisamente tua participaçãeste no cuidado dos idosos24,35. A boa funcionalidade familiar, por outro lado, pode garantir qual ESTES idosos, exatamente dependentes, continuem vivendo na comunidade, juntamente com seus familiares.

ESTES efeitos encontrados sãeste desafiadores, como colocam em xeque a organizaçãeste Destes serviçESTES formais por apoio e a interaçãeste entre ESTES profissionais, ESTES cuidadores familiares e as intervenções em rede. Este impacto da tarefa por cuidar É possibilitado a ser atenuado pela partilha, nãeste só dentro da rede social por suporte existente, contudo recorrendo a outras redes de apoio, como grupos de suporte ou psicoeducativos36.

CONCLUSÃO
Conclui-se qual ESTES cuidadores são, em sua maioria, familiares, do sexo feminino, filhas, moradoras da mesma casa do idoso e responsáveis por cuidado diário. Parcela deles encontrava-se sobrecarregado, este de que está associado à frequência do cuidado e às condições funcionais e cognitivas do idoso.

Diante disso, os profissionais por saúdo devem orientar os cuidadores com as demandas por cuidados decorrentes da condiçãeste mental e funcional Destes idosos para diminuir a sobrecarga a fim de diminuir este peso e o estresse e aumentar a habilidade do vida dos cuidadores e por seus familiares doentes.

ESTES achados apontam ter que políticas públicas que incluam as necessidades e este suporte aos cuidadores, em especial, ESTES familiares de vizinhos idosas, a fim do melhorar a superioridade do vida Destes cuidadores familiares e a capacidade dos cuidados prestados às vizinhos idosas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *